quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Na aula...

...estamos a trabalhar para alcançar os nossos objectivos. Os inquéritos, para fazer aos alunos e encarregados de educação da nossa escola, estão quase prontos. Agora também estamos empenhados na preparação da nossa visita ao Instituto Gulbenkian de Ciência. Estamos muito ansiosos por essa semana, para além da visita também há um elemento do nosso grupo que faz anos nessa semana. =)

Até Breve!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Avanços científicos!

O diagnóstico pré-implantatório (DPI) é um exame genético praticado já há alguns anos em Portugal e permite verificar, em células embrionárias, a existência de genes causadores de cerca de 60 doenças.

No passado mês de Janeiro, no University College Hospital (Londres), nasceu o primeiro bebé, do sexo feminino, seleccionado geneticamente para não desenvolver um tipo de cancro da mama provocado pelo gene BRCA 1. Os embriões foram produzidos recorrendo a uma técnica de fertilização in-vitro, tendo depois sido seleccionados, através do DPI, aqueles que não possuiam o gene responsável pelo desenvolvimento de cancro. Estes foram implantados no útero da mãe e apenas um deles se desenvolveu, permitindo o nascimento da criança sem o gene BRCA 1.

Caso fosse portadora do referido gene, a criança teria entre 50 a 80% de probabilidades de vir a desenvolver cancro da mama. Esta selecção permitiu reduzir as hipóteses de desenvolver a doença, não a tornando, contudo, imune a ela.

Até ao momento, estima-se que o nascimento de cerca de 5 mil bebés foi já influenciado pelo DPI, realizado para prevenção de outras doenças.